Matéria sobre palestra de Ricardo Amorim sobre perspectivas para setor de TIC no Paraná

Matéria sobre palestra de Ricardo Amorim sobre perspectivas para setor de TIC no Paraná

Paraná Shop

10/2013

 
Próximos anos serão de oportunidades para empresas de TIC, diz Ricardo Amorim em Curitiba
 
Não vão faltar, nos próximos anos, oportunidades para o setor de tecnologia da informação e comunicação (TIC) no Brasil. A afirmação é do economista, Ricardo Amorim, do Programa Manhattan Connection, do canal Globo News, que falou na última terça-feira, dia 22, para empresários de Curitiba, durante a 3ª edição do Paraná TIC.
 
Organizado pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação do Paraná (Assespro-PR), Sebrae/PR e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o Paraná TIC é considerado o maior evento do setor do Estado e segue até esta quarta-feira, dia 23, no pequeno auditório do Teatro Positivo, na capital paranaense.
 
Amorim contextualizou o momento econômico brasileiro e apresentou sua visão sobre as “oportunidades latentes” para o setor. “Com a alta dos salários e excesso de mão de obra, os empresários começam a buscar soluções que envolvam tecnologia, pois podem obter eficiência a um custo, muitas vezes, menor”, afirmou.
 
Quem ganha com isso, na avaliação do economista, é o setor de TIC, que precisa estar atento à realidade econômica. Amorim elogiou a iniciativa dos organizadores do Paraná TIC. “O conhecimento é a única coisa que leva a decisões empresariais melhores. Você só toma boas decisões se tiver boas informações e boa análise”, aconselhou.
 
Além de Amorim, também marcaram presença no evento o especialista em Marketing Digital do Google, Eduardo Hoofman; e o vice-presidente da Gartner, Maurício Othani, entre outras personalidades. Os especialistas são unânimes em destacar que o momento vivido pelo setor é ideal para se apostar em capacitação e em melhorias no nível de competitividade.
 
O evento
 
A evolução das empresas de TIC também foi destaque na abertura oficial do evento. O diretor de Gestão e Produção do Sebrae/PR, José Gava Neto, destacou o setor de TIC como estratégico para o desenvolvimento da economia regional e estadual.
 
“É por essa razão que desenvolvemos ações de competitividade nos seis APL (Arranjos Produtivos Locais) do Estado, com ações focadas em inteligência competitiva e em certificação MPS-BR”, disse José Gava.
 
O diretor de Gestão e Produção lembra ainda que o Sebrae promove em parceria com a Assespro missões de benchmarking nacionais e internacionais, levando empresários para conhecer os principais ‘ecossistemas’ de TIC no mundo, como o Vale do Silício, nos Estados Unidos.
 
“Agora, nosso desafio é o de transformar nossa realidade, nosso ‘ecossistema’ de TI no Estado e principalmente em cada região, para que comece a figurar nas pesquisas, como a startup genome, como um dos lugares mais propícios a se desenvolver empresas de TI no Brasil. Desafio nosso, porque não se trata de ação isolada de uma ou outra instituição e sim de um arranjo de atores no qual os empresários são peças fundamentais”, observa José Gava.
 
Em seu discurso, o presidente da Assespro-PR, Sandro Molés, falou sobre o principal objetivo da entidade para os próximos anos. “Somos representantes legítimos de um setor que se expande em ritmo acelerado e trabalhamos para que o Paraná seja reconhecido como polo de tecnologia no Brasil”, afirma.
 
O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, João Gomes, esteve no Paraná TIC e pontuou algumas das ações que o Estado planeja para a área de tecnologia da informação. “Trata-se de um setor de suporte e, por isso, merece toda a nossa atenção. Queremos fortalecer o segmento, com parcerias com universidades e acesso a linhas de crédito especiais para empresas da área”, pontuou o secretário.
 
O coordenador estadual do setor de TI do Sebrae/PR, Emerson Cechin, fez um balanço do evento. “Colocamos em discussão temas relevantes e trouxemos informações atualizadas ao público presente. Estamos satisfeitos com os resultados deste ano e a tendência é que o Paraná TIC se consolide cada vez mais”, concluiu Cechin.
 
 

LinkedIn
Facebook
Twitter

Relacionados